Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

sábado, 17 de julho de 2010

Enxaqueca tem cura!



Enxaquecas são crises de dor de cabeça de intensidade moderada a grave, geralmente unilaterais, latejantes e habitualmente acompanhadas de náuseas, vômitos, intolerância a claridade, barulho e cheiro.

Apresentam uma prevalência de 6% nos homens e 16% nas mulheres, tendo seu início na puberdade e se entendem por toda vida fértil, podendo apresentar melhora durante as gestações e após a menopausa.

As crises tem freqüência variável, duram por horas, ou até dias, podendo ser diária. Alguns pacientes antes das crises apresentam alterações visuais – visão embaçada, luzes coloridas, ou até perda parcial da visão- Estas alterações geralmente precedem as crises e duram cerca de 30 minutos.
As crises podem ou não ter fatores desencadeantes, como: dormir muito, dormir pouco, dormir fora de hora, determinados alimentos, cheiros fortes, ciclo menstrual, exposição ao sol, esforço físico, bebida alcoólica, stress emocional, e outros.

Acredita-se hoje que as crises tenham seu início em áreas específicas do encéfalo, iniciado este processo, há envolvimento de vias nervosas e de substâncias químicas, que provocam dor, configurando a crise por seu cortejo de alterações neurológicas e sensitivas individualizadas.

A investigação laboratorial e de neuro imagem em pacientes enxaquecosos é normal.

O tratamento baseia-se no controle da crise e prevenção de seu aparecimento, que deverá ser individualizado e prescrito pelo seu médico. Cerca de 60% dos pacientes que se submetem a tratamento profilático apresentam melhora clínica,com diminuição da freqüência, intensidade e duração das crises.

Uma grande parcela de pacientes, em virtude de suas crises freqüentes, acabam fazendo uso abusivo de medicação analgésica, perpetuando suas crises e impedindo que elas desapareçam por completo. Remédios tomados em demasia também podem ser responsáveis, a médio prazo por efeitos colaterais graves nos sistemas renal e hepático.

As enxaquecas são uma das causas mais importantes de diminuição da qualidade de vida das pessoas; elas afastam as pessoas do convívio social, profissional e até familiar. Portadores de enxaqueca faltam cerca de 12 dias a mais por ano ao trabalho.

A prática de atividades físicas moderadas e regulares também é estimulada na regulação da dor.
Ainda restam muitas questões não elucidadas pela ciência no estudo das enxaquecas.