Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

terça-feira, 23 de março de 2010

As mulheres e a fofoca...













É verdade que homens também fofocam! Mas infelizmente tenho visto muitas amigas cristãs que andam fofocando por aí...


De acordo com o dicionário Michaellis, fofocar (ou fuxicar, mexericar, bisbilhotar) significa: CONVERSAR A RESPEITO DA VIDA ALHEIA.


Veja bem, aqui não está dizendo "falar mal da vida alheia", o simples fato de você comentar da vida de outra pessoa sem que esta esteja presente, amiga....é sim fofocar!


A fofoca pode começar com um simples comentário. Você vê alguma coisa ou ouve alguém dizer algo e passa aquela simples informação para a sua amiga ou colega que é "confiável". Só que a sua amiga também tem uma amiga que é confiável...Imagine, a fulana nunca ia contar isso pra ninguém! Só que a 'fulana' tem outra amiga confiável e quando você for ver, todo mundo já está sabendo!
Pra você a fofoca pode não ter nenhum efeito, mas sempre chega nos ouvidos da vítima da vez e magoa, né? =/

Além disso, quanto mais você fofocar, mais vai estar envolvida em fofocas. Isso se torna um vício, é como se você precisasse saber da vida das pessoas para se sentir bem. Você não consegue nem mais olhar para a própria vida, não consegue mais conversar sobre nenhum assunto, apenas sobre fofocas...
E vai se tornando uma mulher chata, desagradável e mais cedo ou mais tarde, terá partido boa parte de seus amigos.


-->E o que Deus acha da fofoca?

Em 2 Timóteo 2, versículos de 15 a 17 diz:
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; "
A fofoca começa num coração invejoso e muitas vezes rebelde. Quem tem inveja do líder dos jovens, ou do pastor da igreja, da irmã que cuida das crianças, do diácono, do líder do louvor, enfim, vai querer dividir essa inveja com alguém. Aí entra a fofoca! A pessoa começa a julgar o irmão, a achar erros na vida dele, a "destilar veneno".
Evitar falatórios profanos pode ser entendido como evitar qualquer tipo de conversa que não leva á lugar nenhum, como a fofoca! E como diz no versículo, nós devemos estar sempre buscando nos apresentar como mulheres dignas diante de Deus, não tendo do que nos envergonhar.
Bom, geralmente temos alguma coisinha ou outra que nos envergonha, mas não podemos parar de lutar o bom combate!
E além disso, a fofoca corroi a nossa mente e o nosso coração....
Os fofoqueiros são também covardes porque falam ás escondidas. E muitas vezes, começa até a colocar "minhocas" na cabeça de outra pessoa. E essa outra pessoa, acaba comprando a "briga" ou a fofoca, sem ao menos se dar ao trabalho de saber o que realmente está acontecendo, e vai julgando seja quem for...
Outro problema dos fofoqueiros é que eles não estão dispostos a ajudar. Se tem alguém passando por alguma dificuldade, é muito mais fácil comentar esse fato em vez de orar e estender a mão.
E na boa, a fofoca cansa! É tão chato conviver com fofoqueiros! São pessoas cansativas, que mesmo sendo cultas, passam a imagem errada: de pessoas burras. É isso mesmo, desculpa a franqueza...
Se por acaso você tem cometido este pecado, existe um jeito para mudar....
Em primeiro lugar, você tem que entender que está errada e pedir perdão pra Deus. Todos os dias é preciso pedir pro Senhor te ajudar a "segurar a língua". E você vai ter que se esforçar! Quando surgir aquela brecha pra fofoca, simplesmente fale de outro assunto, tem tanta coisa mais importante pra falar!
Leia jornais, revistas, assistas documentários, leia, enfim...Tenha conteúdo pra falar. E lógico, a gente tem sempre um ótimo assunto pra conversar: Jesus.
Deu vontade de fofocar? Fale sobre a bíblia, converse sobres as suas experiências com Deus, converse sobre Jesus...
Em segundo lugar, você pode também assumir um compromisso (ou desafio) de passar 1 mês sem fofocar. Ou menos, 1 semana...se for muito difícil, assuma o compromisso de passar 1 dia sem fofocar. Tendo conseguido ou não, no dia seguinte assuma o mesmo compromisso e continue assim sem tempo determinado.
Você verá que vai chegar uma hora em que não sentirá mais essa vontade de fofocar...
Lógico que infelizmente a fofoca estará sempre em nosso meio e é uma luta para TODAS as mulheres. Por isso devemos sempre orar e vigiar. Ok?
Espero que você tenha entendido! Fofoca é algo grosseiro, ninguém gosta e Deus não aprova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário