Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Silêncio de Adão (1)


Essa não é a primeira vez que escrevo um artigo. Mas é a primeira vez que escrevo para um blog, o que sempre foi um desejo meu, por gostar de escrever e por achar que sempre me expressei melhor escrevendo do que falando. Então para mim está sendo uma felicidade muito grande, ainda mais por escrever em um blog voltado para o público feminino.

Ao mesmo tempo em que sinto felicidade, sinto medo. Muito medo. É como se eu estivesse adentrando num território hostil, onde eu não sou bem vindo. Mas não se preocupem meninas! Vim em missão de paz! Quero através desse espaço especial, trazer para vocês, mulheres, um pouco do universo masculino. Expôr para vocês a visão que temos para diversas facetas de nossas vidas. E espero poder contar com o retorno de vocês para cada explanação que eu trouxer. Quem sabe não podemos com isso, entender-nos um pouco mais?

Apenas explicando, consegui o meu ingresso para escrever neste blog, ao comentar com uma das co-autoras, durante um debate sobre o Machismo e o Feminismo, sobre um livro muito interessante, que possui o mesmo título desse post, pelo qual ela se interessou e que irei expôr algumas das idéias do mesmo para vocês.

O livro “O Silêncio de Adão” foi escrito pelo estudioso da Bíblia e especialista em comportamento humano, Dr. Larry Crabb e contou com a ajuda de dois amigos, Drs. Don Hudson e Al Andrews. O livro é um tapa na cara de qualquer um que se acha um machão. E não há nada mais humilhante para nós homens, do que levar uma bifa bem servida. Acreditem: Doi bem mais no ego do que no rosto.

Em seu livro, o Dr. Larry faz uma profunda sondagem nas diversas facetas do comportamento masculino, principalmente naquele que deixa a maioria das mulheres de cabelos em pé: A omissão do homem para falar.

Tudo começa no Eden. É a velha história que nós conhecemos, desde os tempos de criança, e que por diversas vezes  lemos nas mais variadas situações. Mas uma leitura descompromissada nos leva a julgar os fatos e tendemos a levantar um culpado. Geralmente Eva. Mas vamos fazer uma breve recapitulação.

O homem foi criado por Deus e lhe foi dado a responsabilidade de cuidar e guardar todo o Jardim (Gênesis 2:15) e lhe instruiu do que ele podia se alimentar do Jardim e o proibiu de comer da árvore do bem e do mal. (Gn 2 : 16 a 17)

Adão trabalhava muito no Eden, dando nomes a todos os seres viventes. Imagina que trabalho agradável Adão tinha! Conhecendo tudo que Deus tinha criado e dando nomes a todos os animais. Não deve ter existindo nada igual! Porém Adão estava só e “não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (Gn 2:20). Então, Deus fez Adão cair em sono profundo e tirou de suas costelas material para lhe fazer uma companheira.

De certo quando Adão acordou, e viu Eva, foi amor á primeira vista. Deus conhecia a criatura que ele criou e sabia como seria a mulher dos sonhos de Adão, embora ele nunca tinha visto nenhuma (rsss).

Tudo ia bem. Adão e Eva dominavam no Eden, cumpriam as tarefas que lhe foram atribuídas e viviam uma vida plena, debaixo da graça de Deus.

Mas o dia fatídico veio. A serpente foi até a Eva e a enganou. Eva vai até a árvore do conhecimento do bem e do mal e “tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3:6). Pare nesta parte e leia novamente. Será que Adão esteve o tempo todo ao lado de Eva enquanto a serpente com suas mentiras ludibriava a sua esposa? Porque ele não interferiu Eva quando ela pronunciou erroneamente o mandamento que Deus lhe havia dado (Gn 3 : 2 e 3). Adão se omitiu. E falhou em seu papel de homem.

 E as conseqüências de seu pecado são visíveis logo depois. Adão joga toda as responsabilidade para cima de Eva: "A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi". Após se omitir, Adão abandona sua mulher a mercê de sua própria sorte. Ele não a defende. Ele não assume sua culpa em não ter sido o cabeça.

Enfim. Esse é o início da história da humanidade. Essa é a origem do terrível temperamento masculino.

Desde então homens tem se demonstrado avarentos, confusos, frustrados, distantes e calados. Temos medo do incerto, das diversas probabilidades que a vida oferece e isso nos enfurece e acabamos descontando em tudo e todos que nos cercam, destruindo os relacionamentos que temos com as pessoas que amamos.

Num próximo post irei exemplificar 3 modelos diferentes de comportamento masculino deturpado.

Até mais meninas!

5 comentários:

Lilly disse...

Meninas e Thi...amei o post! Sem querer ser feminista (pq não sou mesmo!) é difícil encontrar um homem com atitude, ainda mais quando essa atitude envolve reconhcer falhas!Que Deus te abençoe ricamente Thi. Estou no aguardo no próximo post... ;-)
Beijos.

*Jé* disse...

Ah! Os caminhos do Senhor...Lembram que ingressei no The Bow depois de um acampamento tb?rs Thi fico muito feliz, que nossas conversas se estenderam até aqui e um pouco do seu olhar masculino, agora será compartilhado com minhas queridas tb!rs
Mais do que ousado, vc foi sincero e humilde no post! Deus abençoe-o,que vc sempre seja um instrumento poderoso usado em Suas mãos!Bju querido!*

Thiago Lobo disse...

Olá Lilly e Jéssica! Obrigado por terem gostado do Post. Está sendo um desafio para mim. Espero não decepciona-las. Aguardem os próximos post! Já estão saindo do forno!
Abraços

thali* disse...

Realmente acontece isso, alguns homens ficam confusos em assuntos delicados e acabam por se omitir...os que eram pra ser "machões" amolecem.. depois dizem que o sexo frágil é o "Feminino".
Que Deus abençõe grandemente as meninas deste blog e o Thi(bob esponja)=D
Estarei aguardando o próximo post!

Sabella disse...

Olá pessoal \o/
meio atrasada, mas to aqui ^^

Bem, achei hiper legal a iniciativa do Thiago em se propor a escrever um post pro The bow! Você foi ousado, e agradeço a Deus por isso, porque diversas vezes fico me perguntando como o homem pensa, o que ele sente e coisas assim; sinto que através desse post, e em nome de Jesus, dos próximos que tu vai escrever, poderei sanar todas essas dúvidas!

Nunca tinha parado para pensar nesse lado da moeda; do Adão ausente e talz. Depois vou meditar nisso, e quem sabe até comprar o livro :)

mas amém, obrigada mesmo por esse post ^^
que Deus te abençoe sempre :*

Postar um comentário