Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

domingo, 19 de setembro de 2010

Cuidando das ovelhinhas

"Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos" Romanos 15.1

Onde você vai tem sempre uma mensagem assim: "agrade a si mesmo". Não se vê em anúncios de revistas ou outdoors mensagens como "não compre para você, gaste seu dinheiro com alguém que precisa". É até esquisito aconselhar alguém a "não agradar a si mesmo".

Mas é isso que Paulo aconselha á igreja em Roma, em sua carta aos Romanos. Entre os capítulos 14 e 15, o apóstolo exorta aos irmãos a não agradarem a si mesmos, não servirem a si mesmo, mas cuidarem daqueles que são fracos e pequenos na fé, as "ovelhinhas".

É assim que faremos diferença no mundo, amando e servindo uns aos outros. É importante esta união dentro da igreja! Você saber que pode fazer parte de um grupo que te ama como você é, mas que quer te ajudar a ser melhor, muito melhor para Cristo, é tão reconfortante! Mas para que se crie esse ambiente nas igrejas, é nossa responsabilidade cuidar dessas "ovelhinhas". Você com certeza conhece alguma!

Para te ajudar a cuidar e ensinar e tratar da melhor maneira possível, aqui estão alguns passos baseados nestes versículos:
1. Receber com amor aqueles que estão fracos na fé, que ainda são pequenas ovelhinhas ou recém-nascidos na fé. "Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas" Romanos 14.1, "Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus" Romanos 15.7, compartilhando a bondade, o amor e a misericórdia com que Cristo também nos recebeu em seu Reino.

2. Não julgá-lo! "Quem és tu que julgas o servo alheio?" Romanos 14.4, "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros..." Romanos 14.13, não é "ser cego ao pecado alheio", mas não ofendê-lo nem difamá-lo por causa do pecado e nem se achar melhor que o próximo, mas agir com amor, ensinando-o o que é correto.

3. Não ser pedra de tropeço. "...antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão" Romanos 14.13, não é simplesmente não colocar um ministério de heavy metal dentro de uma igreja tradicional na hora do louvor! Mas é não ser cúmplice do pecado do irmão, não coagi-lo a pecar, não fazer com que ele duvide da fé ou perca a esperança. Enfim, é não "deixa-lo para baixo" na fé, ou até mesmo faze-lo se desviar.

4. Deixar de lado atitudes que possam interferir no crescimento da ovelhinha. "Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu" Romaos 14.15, um ato de amor é abnegar-se de atitudes que para você não tem nada a ver (que não seja pecado, óbvio), mas que possa fazer a ovelhinha se distanciar da fé ou retardar o crescimento. Quando Paulo se refere á comida, é que se teu irmão (fraco na fé) condena aquilo que você come, enão deixe de comer para não destruir a fé dele. Este é um exemplo, mas vale para todas as áreas da vida.

5. Buscar sempre a paz entre todos. "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14. 19, "Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para a edificação" Romanos 15.2, se algo for bom para a edificação do teu irmão, faça, diga, leia! Seja um pacificador e sempre um construtor de relacionamentos.

6. Exortando, ou seja, educando com amor e paciência a ovelhinha. "Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros" Romanos 15.14, nada de grosseria nem de apontar o dedo, mas uma conversa com carinho e sinceridade é sempre mais útil. Não apenas diga o que está errado, mas aprenda a mostrar a solução.

7. Ensinando sempre o viver de Cristo, seja com ações ou palavras. "Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam" Romanos 15.3, agindo com atitude de servo, buscando o bem da ovelhinha, assim como o nosso Pastor viveu como servo, buscando o melhor para nós.

3 comentários:

Sabella disse...

Poxa vida, esse artigo me fez pensar um monte!
As vezes agente se esquece de coisas assim né?

Muito bom, Tássia!

beijos meninas ;*

The Bow disse...

Obrigada, Sabella!

Espero que o nosso blog continue fazendo diferença na sua vida! Sinta-se livre por aqui!!!

Beijos!!!!!!!

Sabella disse...

Eu reli esse artigo, e que benção foi! ^^
tenho novas meninas na minha célula, e to hiper animada pra colocar em prática todas essas dicas :D


beijinhos! <3

Postar um comentário