Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

sábado, 12 de junho de 2010

Templo de Deus ou do pecado?


Continuando meu estudo em Marcos, li algo muito interessante sobre a utilização do nosso corpo.

Marcos 11. 15-17: "Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, Ele entrou no pátio do templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do templo carregando coisas. E Ele ensinava a todos assim:
-Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: 'A minha casa será chamada de Casa de Oração para todos os povos'. Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões"

Sempre que lia essa passagem, pensava no fato de conservarmos e cuidarmos para que a nossa igreja seja um lugar purificado. Por isso, muitos pastores não permitem cantinas ou qualquer outro tipo de 'comércio', mesmo que seja no pátio da igreja, para evitar que acabe se transformando exatamente num lugar onde o foco não seja cultuar a Deus.

Mas, enfim, doutrinas á parte, desta vez li algo diferente nestes versículos.

Primeiro fiquei imaginando como Jesus se sentiu quando viu a casa do Senhor transformada num lugar de 'compras e vendas'.

Acho que Ele se sentiu mais ou menos como quando uma pessoa percebe que sua casa foi assaltada enquanto estava fora. Sabe aquela sensação de ter a privacidade invadida, de raiva e tristeza ao mesmo tempo? Então, talvez tenha sido por aí. Só que pior.

O templo era um lugar onde as pessoas poderiam usufruir. Era a casa de Deus e ele queria compartilhar com o seu povo. Porém, eles acabaram usando da liberdade de 'ir e vir' do templo para dar ocasião ao pecado.

O templo era pra ser um lugar de oração, paz, regozijo, louvor, esperança e para cultuar ao Senhor. Mas as pessoas o transformaram num lugar de desonestidade, ganância, roubos, num "esconderijo de ladrões", como disse Jesus.

E sabe por quê? Primeiro porque o povo não tinha entendido que apesar do Senhor ter dado a liberdade para irem ao templo, era a casa DE DEUS. Ele era o dono do templo. O povo não tinha o direito de transforma-lo no que bem quisesse.

Já imaginou se alguém entrasse no seu quarto e transformasse num escritório de advocacia? Você não iria gostar nem um pouco, não é? Nem mesmo as advogadas apaixonadas pela profissão, afinal de contas, o quarto é lugar de descanso e não de trabalho!

Em 1 Coríntios 6. 12-19, Paulo adverte aos irmãos da igreja em Corintos para vigiarem quanto ao uso do corpo. É bom que você leia todo este capítulo, mas veja os seguintes versículos:

"Alguém vai dizer: 'Eu posso fazer tudo o que quero'. Pode sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: 'Posso fazer qualquer coisa'. Mas não vou deixar que nada me escravize. (...) O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir ao Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo". (12 e 13)

Nós somos livres para cuidar do nosso corpo, mas não devemos fazer nada nele que desagrade ao Senhor e vemos o porquê nos versículos mais á frente:

"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ELE os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele." (19-20)

'Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus...", quando Jesus morreu em nosso lugar, Ele comprou não somente a nossa alma, mas nosso corpo também.

Eu já vi muito cristão cara-de-pau (que usa a Palavra de maneira errada para justificar o próprio pecado), afirmar que quando Paulo escreveu essa carta aos coríntios, ele estava se referindo apenas aos pecados sexuais. Sim, Paulo repreende a forma errada do uso da sexualidade. Mas será que apenas os pecados sexuais são pecados para Deus? E será que só cometemos esse tipo de pecado com o nosso corpo?

Se cada parte do nosso corpo pertence a Deus, o que dizer da boca que faz fofoca? Do coração que planeja maldade e cultiva inveja? E da mente que só pensa em coisa que não convém? Dos olhos que procuram o mal?

E a maneira como usamos o corpo e os motivos? Quando nos arrumamos para chamar atenção de algum rapaz ou homem, ou quando queremos causar inveja em outras mulheres com nosso corpo "perfeito" e roupas "perfeitas"?

Sabe quando você começa a usar maquiagem ou a gastar muito dinheiro em roupas, e não consegue mais parar? "Posso fazer qualquer coisa, mas não vou deixar que nada me escravize" (versículo 12), o culto ao corpo leva á escravidão, porque a sensação de prazer que um kit de beleza ou roupas novas nos traz, pode, se não vigiarmos, nos levar á busca desenfreada por esse tipo de prazer. E todo prazer que não é para honra do Senhor, leva sim á escravidão!

Jesus disse: "Se alguém quiser ser meu seguidor, que esqueça os próprios interesses(...) Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar, nunca terá a vida eterna, mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida eterna." (Marcos 8.34 e 35)

Com "interesse próprio" podemos entender várias coisas, inclusive usar o corpo para interesse próprio! E quanto mais buscarmos o interesse próprio, teremos menos tempo para buscar os interesses de Deus.

Sempre que houver uma questão referente ao seu corpo, pense:
. Estou fazendo isso para meu próprio prazer?
. Estou fazendo isso porque não consigo 'não fazer' (escravidão)?
. Estou fazendo isso para impressionar alguém?
. De que maneira isso irá glorificar o Senhor?
. Deus me permitiu fazer isso em/com meu corpo?

Tenha um momento de oração e reflexão com o Senhor e peça que Ele te revele se você está usando o corpo de maneira que não o agrade. Isso é muito importante! Tenha sempre esse momento com Ele.

A partir de hoje, lembre-se sempre que for comprar especialmente roupas, a pedir a orientação de Deus para você escolher somente aquilo que irá glorificar o Senhor.

E tenho um desafio para você: Na próxima vez em que for á igreja (especialmente nos cultos de domingo á noite, quando tendemos a nos arrumar mais), tente ir o mais discreta possível! Sem salto, com roupas básicas, bijuterias mínimas ou se possível nenhuma. Isso irá te ajudar a medir o seu 'nível de vaidade', se você está se deixando escravizar por tudo isso.

E se por acaso você fraquejar e achar que não vai conseguir ir 'simples', pense sem medo nos motivos pelos quais você não consegue (por exemplo, você se arruma por costume, porque todas as mulheres vão arrumadas e você não quer ser diferente, porque você só se sente bonita com maquiagem e roupas chamativas, etc).

Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário