Bow

Bow, em inglês, laço. O laço que une as mulheres em direção á um objetivo: Jesus. O laço que nos une ao Senhor. Hadassa ou Ester, porque assim como a rainha Ester, nós também estamos nos preparando para conhecer pessoalmente o Rei Jesus.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cuidado com destruidores de sonhos!


Eles existem e estão em todo lugar. Nem sempre é fácil reconhecê-los, por isso devemos estar sempre em alertas. Os 'destruidores de sonhos' agem de maneira astuta e geralmente conquistam os mais distraídos. Precisamos ter muito cuidado com esse tipo de pessoa.

Durante seu ministério, Jesus enfrentou muitos destruidores de sonhos, eram os escribas e fariseus. Lendo alguns versículos em Marcos, percebi como o Senhor agia diante deles.

Na sua igreja existe. Na minha também. Você já conhece alguns e outros estão escondidos. São aquelas pessoas que reclamam de tudo, que colocam obstáculos em tudo, que nunca estão satisfeitas, que falam mal do pastor, dos líderes, dos irmãos e principalmente daqueles que agem e não são passivos.

A igreja deveria ser um lugar de esperança, onde seus sonhos, por mais loucos que pudessem parecer, sendo de acordo com a vontade de Deus, deveriam ser incentivados ao máximo. Mas infelizmente, nem sempre é o que acontece!

Leia os evangelhos e marque todas as vezes em que os escribas e fariseus tentaram Jesus. Talvez eu ou você teríamos desistido nas primeiras vezes, não é? Mas o Senhor permaneceu firme no propósito.

Como já falei, em Marcos 8. 1-21, percebi como Jesus agiu com os fariseus. Ele estava com os discípulos e tinha acabado de realizar a segunda multiplicação de pães.

Assim como da primeira vez, quando Jesus disse que a multidão estava faminta e que precisavam de alimentos, os discípulos reagiram da mesma forma, pensaram como o "velho homem", afinal, num deserto era impossível encontrar comida para milhares de pessoas. Eles não agiram necessariamente contra, mas não foram grandes incentivadores e desanimaram diante do obstáculo.

Impossível alimentar uma multidão no deserto? Não quando Jesus está por perto! E sabemos que Jesus multiplicou os sete pães e alguns peixinhos. Bom, a multidão estava alimentada e o Senhor os despediu em paz para que voltassem aos seus lares.

Em seguida, chegaram os fariseus com todo aquele 'topete' e começaram a discutir com Jesus, pedindo um 'sinal dos céus', para que Ele provasse que era mesmo Filho de Deus.

Jesus conhecia o coração daqueles homens e sabia que o que eles queriam na verdade, era zombar do Senhor, pois eram invejosos, medrosos, ciumentos e religiosos. Eles não estavam ali para glorificar Jesus, queriam acabar com Ele.

Qual foi a reação de Jesus? "E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum." (vers. 12)

Jesus não entrou na disputa com eles, não falou: "Ah, é? Então vou provar para vocês quem eu sou!", Ele sabia quem era e porque estava ali. Estava firme no propósito de Deus, não precisava "provar", especialmente para os fariseus.

Quantas vezes Deus colocou um sonho em seu coração, por exemplo, uma mudança em sua igreja, uma atividade com os adolescentes ou jovens ou qualquer outra coisa e quando você foi abrir essa ideia para os irmãos, alguns se levantaram, muitas vezes zombando do seu sonho, ridicularizando, colocando defeitos e obstáculos?

Geralmente a nossa primeira reação é desanimar (assim como os discípulos). E o pior de tudo isso é quando acreditamos nos "fariseus" de nossa igreja, ou nosso trabalho, nossa escola, nossa família, enfim.

Sabe o que Jesus fez depois de ter respondido aos fariseus? "E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para a outra banda" (vers. 13)

Jesus não ficou discutindo ou batendo papo com os fariseus porque isso seria perda de tempo! E também não desanimou ou desistiu de seus propósitos. Não reclamou ao Pai dizendo que os fariseus não acreditavam em sua Palavra. Ele apenas seguiu em frente, na direção em que deveria ir.
Enquanto estavam no barco, indo á outra margem, os discípulos perceberam que tinham esquecido os pães, havia apenas 1. Jesus, referindo-se aos 'destruidores de sonhos', disse aos seus discípulos: "...olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes".

E os discípulos pensaram que era por causa de terem esquecidos os pães que o Senhor falou isso. Eles estavam distraídos, preocupados com as coisas do mundo. Provavelmente nem tinham se dado conta do que tinha acabado de acontecer! E essa distração era uma brecha para os fariseus agirem.

E Jesus disse: "...Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?" (vers. 17) Ou seja, o Senhor perguntou por que eles estavam tão preocupados com a comida, se algo muito maior estava acontecendo? E além do mais, eles já tinham visto 2 milagres de multiplicação de pães e ainda se preocupavam com a falta de pães.

Nas igrejas, os 'fariseus', ou destruidores de sonhos, procuram pessoas como os discípulos: distraídos e com o coração endurecido, para engrossarem o coro do 'não vai dar certo', 'isto é impossível', 'sempre fizemos desse jeito e não tem porque mudar', ' não temos dinheiro o suficiente', e por aí vai.

Com tudo isso, podemos aprender algumas coisas:

1) Precisamos estar em comunhão com Deus, vigiando e orando, sempre alertas, crescendo em sabedoria, e acreditar sempre no poder de Jesus, antes de olhar para as dificuldades.

2) Temos que reconhecer os destruidores de sonhos e tomar muito cuidado com essas pessoas.

3) Divida seus sonhos com pessoas que você sabe que irão te incentivar.

4) Não se una a destruidores de sonhos, ainda que não seja dos seus.

5) Não podemos desanimar diante dos desafios, lembre-se que Jesus sempre estará com você para te ajudar.

6) Nunca duvide dos sonhos de alguém.

7) Ore pelos destruidores de sonhos, com certeza eles também tem sonhos e acabam vivendo uma vida de frustração já que muitas vezes, boicotam a si mesmos. Eles vivem uma vida triste! =/

Não tenha medo de sonhar os sonhos de Deus e muito menos de realizá-los. Caso você já tenha desanimado ou desistido por conta dessas pessoas, peça ao Senhor que cure as possíveis feridas em seu coração e que faça renascer os sonhos.

E pense, reflita, porque talvez você já tenha sido uma destruidora de sonhos. Isso é mal, é péssimo! Caso já tenha agido assim, peça perdão a Deus e á pessoa a qual você agiu dessa forma e mude de atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário