Por que eu deveria esperar Deus me mostrar o cara certo?
Sabe, meninas...É uma grande responsabilidade amar alguém. Não parece, né?
Aprendemos em filmes e novelas que não somos responsáveis pelos sentimentos de outra pessoa.
O mundo nos mostra que a vida é assim, "que seja infinito enquanto dure", nos diz Vinícius de Moraes.
Enquanto corações se estilhaçam, aprendemos a dizer: "Ah, não deu!", damos os ombros e viramos as costas.
Não, as coisas não são tão simples assim!
Um dia estava esperando a van pra faculdade (naqueles meus momentos de pensar na vida), quando passou um casal de vizinhos ao meu lado. Eles devem ter entre 45 e 50 anos, chegaram de mãos dadas. Fiquei olhando os dois, imaginando a vida deles e foi aí que me dei conta de verdade, pensei: caramba, casamento é pra vida toda! Já pensou ter que escolher alguém pra viver ao seu lado o resto da vida...o resto da vida???
Me diga, amiga...Você REALMENTE se acha uma pessoa com sabedoria e competência suficiente a tal ponto de não ter perigo de errar na hora de escolher a pessoa certa?
Bom...pra uma pessoa, como eu, que muitas vezes não consegue nem escolher o sapato certo, escolher alguém, com todo seu coração, seu passado, presente e futuro, suas feridas, vitórias, lutas, defeitos (imagine os piores defeitos), qualidades, cultura, sonhos e sentimentos...não parece ser uma tarefa para se fazer sozinha!
É impossível a gente conhecer o coração de alguém. Você pode até achar que conhece, a pessoa pode até dizer que abriu o coração pra você, mas a verdade, é que só Deus conhece e sonda.
Muitas mulheres casam (sem nem mesmo saber se é a vontade de Deus; ou então fingem não ouvir o "não" de Deus) e depois se arrependem, já que percebem que o marido não é exatamente o que ela acreditava ser, acredita que "ele mudou"...Não, ele sempre foi assim. Mas é que nós não conhecemos o coração do outro, então quando não sabemos se é da vontade de Deus, é como se navegássemos num oceano escuro, do qual você não sabe nem onde terminará, nem quais são os riscos, nem o que poderá acontecer, nem se você tem os equipamentos necessários, etc.
Quando "os dois se tornam um", isso se refere á todos os sentidos da vida. Mais uma vez eu preciso dizer que a mídia anda contando historinha pra boi dormir dizendo que você pode se casar e ainda ter uma vida separada. Casamento significa união, e união é oposto de separação!
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", nos disse Antoine de Saint-Exupèry, na história do Pequeno Príncipe. E é verdade! Mesmo no namoro, todas as suas ações irão refletir de alguma maneira na vida do seu amado e no relacionamento. E isso acontece principalmente no casamento quando a entrega é total.
Toda separação causa algum dano, mesmo durante o namoro e ainda que ambas as partes estejam de acordo. Sempre fica um machucado no coração, mesmo que seja apenas um "arranhão".
Você namora pra conhecer a pessoa e se não der certo depois, você termina? Cuidado! Leve a sério sua vida sentimental. Quando uma separação acontece (e como eu disse, fica o "arranhão"), é como se você tivesse que carregar uma pedrinha. Com o tempo você pode achar que esqueceu completamente, mas a verdade é que mais dia ou menos dia, percebe que ainda está segurando a pedrinha. E a cada separação, é mais um pedrinha e mais uma e mais uma.
Quando você acha que seu atual namorado ou noivo, (ou marido para as casadas) irá agir do mesmo jeito que seu ex-agiu, é a pedrinha! Quando você acha que vai acontecer a mesma coisa (talvez o mesmo erro ou a mesma dor), é a pedrinha! Quando você acha que os homens são todos iguais, é a pedrinha!
A sua vida sentimental tem muita importância para Deus! Porque Ele te ama com todo seu conjunto: espiritual, físico, sentimental, psicológico, e quer que tudo esteja bem. Deus cuida de todas essas áreas de nossa vida.
Você acha que Deus não se importa quando alguém te magoa? Ele não quer isso para você! Ele quer seu coração sem machucados, porque Ele quer que seu casamento seja o melhor possível. E Ele também quer o mesmo para seu futuro marido.
Uma vez uma conhecida me disse (quando eu contei que estava esperando Deus me mostrar o cara certo): "Mas ele não virá bater á sua porta! Ele não virá até você! Você é que tem que correr atrás dele!". Eu fiquei quieta porque naquele momento, se eu abrisse minha boca, acho que não ia ser muito gentil..rs
Mas, será que o Deus que criou o universo, que criou as maiores estrelas e os menores grãos de areia seria incapaz de escolher um marido para mim? Será que esse Deus não teria sabedoria o suficiente para guiar a minha vida e a vida do meu futuro marido de maneira que os nossos caminhos se cruzem ou que ele venha mesmo bater á minha porta?
Meninas, prestem muita atenção: Deus é TODO PODEROSO! Sabe o que isso significa? Ele pode tudo! Tudo mesmo! Tudo, tudo, tudo! Inclusive trazer o seu futuro marido até você! Isso não é difícil pra Ele, amiga! Acredite!
Eu sei como é difícil esperar. Primeiro porque o ser humano tem necessidade de relacionamento e nós mulheres, temos essa necessidade de casar e ter filhos. Depois, é difícil ter que contar, quando as pessoas perguntam se você está namorando (e porquê não está), que está esperando Deus mostrar a pessoa certa. E também é muito complicado quando todas suas amigas estão contando sobre a vida com seus "homens" e você fica quieta porque não tem nada pra falar...E quanto mais "velha" ficamos, parece se tornar mais difícil.
Mas, Jesus falou que ia ser fácil? "No mundo, vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo." (João 16.33). Se você quer fazer a vontade de Deus, terá que contrariar o mundo. E isso nos fará sofrer, mas Jesus também nos disse: "..."E lembrem-se disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28.20). Ele não falou que iríamos sofrer sozinhas, mas nos prometeu que a cada dor, a cada sofrimento, a cada medo e vergonha, estaria do nosso lado nos ajudando a suportar.
E por que é melhor fazer a vontade de Deus, mesmo sabendo que trará algum sofrimento? "Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras" (Salmo 73. 24), porque quando obedecemos ao Senhor, Ele nos honra! O fim da obediência são bençãos imagináveis! Você sofrerá momentaneamente, mas terá bençãos eternas.
Mesmo que hoje seja difícil acreditar que Deus pode mandar alguém até você, mesmo que seja difícil esperar em Deus o cara certo, mesmo que o mundo a faça se sentir uma tola, atrasada e careta ao obedecer o Senhor, lembre-se que:
"Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher, ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor, e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas onde estarei seguro" (Habacuque 3. 17-19)
Mesmo que você sinta a pressão do mundo, mesmo que pareça não existir ninguém para você, mesmo que a sua dor seja tão forte, mesmo que você necessite muito de alguém ao seu lado, mesmo que você passe por aflições, continue louvando e agradecendo a Deus. Porque nestes momentos, Deus se torna a sua força. É Ele quem te ajuda dia a dia, é Ele quem te ajuda ser firme no propósito de esperar a pessoa certa, é Ele quem te livra de todo mal.
Deus é competente e sábio o suficiente para escolher o melhor marido para você, de maneira que é impossível Ele errar na escolha. E acredite, se você CONFIAR e ESPERAR, Deus vai trazer o seu futuro marido até você!
Deus não nos decepciona nunca. Aguarde a sua salvação somente n'Ele. Tenho certeza de que você irá dizer: Valeu a pena esperar!