Imagine a cena:
Pescadores ao mar, o dia clareando, homens famintos e cansados...E nenhum peixe! Pedro, Tomé, Natanael, Tiago, João e mais dois discípulos tinham passado a noite ao mar pescando. E no final da fatigosa madrugada, nenhum resultado! Que frustrante!
Ás vezes temos a sensação de trabalhamos, trabalhamos e não temos nenhum resultado. Ás vezes a vida pode parecer dura demais, ás vezes tudo o que queremos é apenas poder descansar...
Provavelmente tudo o que estes discípulos queriam era voltar pra casa.
Mas quando o dia clareou, Jesus foi até á praia onde estavam os discípulos e eles não o reconheceram. O Senhor perguntou "Filhos, tendes aí alguma coisa para comer?" (João 21.5 ), e os discípulos responderam chateados: Não. =(
Mas quando as nossas forças se vão, quando abrimos mão da nossa auto-suficiência, quando saímos do palco e soltamos as rédeas, aí é que Jesus entra em ação. E foi o que Ele fez, dizendo aos discípulos: "Lancem a rede á direita do barco e achareis" (João 21.6).
E eles obedeceram. Eles poderiam ter dito "Mas passamos a noite inteira pescando, vasculhamos cada redondeza dessa região e não achamos peixe algum!". Não, eles simplesmente obedeceram! Sem duvidar e sem reclamar! E na continuação do versículo 6 achamos o fruto da obediência daqueles homens: "Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes". Quem poderia imaginar? Pois é, Jesus faz muito mais por nós do que poderíamos imaginar.
Mas o melhor dessa história ainda estava por vir. "Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor!..." Preste atenção na atitude de Pedro em seguida: "Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar" (vs. 7).
O mesmo Pedro, impulsivo e ás vezes inconsequente, que num momento age com fé e no momento seguinte olha para o chão, não pensou duas vezes antes de se jogar ao mar para ir de encontro ao Mestre Amado.
Nada mais era importante para ele naquele momento, nem cansaço, nem fome, nem a frustração, nada poderia separá-lo do Senhor. E ele queria estar ao lado d'Ele, conversar com Ele, rir com Ele.
Os outros discípulos trouxeram o barco até a beira-mar, lotado de peixes. E quando saíram do barco, viram uma mesa preparada para eles. Tinha brasas, peixes assando e pão. "Disse-lhe Jesus: "Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar" (vs 10).
Mais uma vez, Pedro rapidamente entrou no barco e puxou a rede para a terra firme. E novamente "Disse-lhe Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és Tu? Porque sabiam que era o Senhor" (vs 12).
Essa é uma das minhas passagens bíblicas favoritas. Tem tudo o que você precisa saber: A vida é difícil, sim! A gente tem que trabalhar muito, ir ao limite de nossas forças e nem sempre temos o resultado que queremos! Muitas vezes somos pegos pelas frustrações...Mas a nossa esperança deve estar em Jesus, que prometeu cuidar de cada detalhe de nossas vidas. E pela manhã, quando deixarmos a arrogância de lado e nos arrependermos de nossos pecados, Ele mesmo virá ao nosso encontro trazendo pão e peixe! Ou melhor, trazendo exatamente aquilo que tanto precisamos.
Mas é preciso que nós ouçamos a sua voz! É preciso obediência...A obediência a Jesus só nos traz alegria. Quando obedecemos ao Senhor, Ele faz coisas maravilhosas em nossas vidas...Coisas que nem em nossos melhores sonhos poderíamos imaginar.
Nunca se esqueça que diante dos problemas, Jesus sempre estará lá esperando você para 'tomar um café da manhã'. Ele sempre estará lá com a solução para o seu problema.
Mas a decisão é sua. Você vai jogar a rede ao mar para depois poder correr pros braços do Senhor de tanta felicidade ou vai continuar levando seu barco, sozinho, num 'mar sem peixes'?